Por Thiago David Bueno.
Conheça o e-book publicado por Paulo Thompson, administrador da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da FURG.
O Administrador, Paulo Renato Thompson Claro, graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande no ano de 1992 e servidor público nesta universidade desde 1995, lançou no mês de maio deste ano o e-book intitulado “Educação: avaliar para equidade e justiça social”. O projeto da produção de um e-book foi concebido no ano de 2023, a partir da conclusão de sua dissertação para obtenção do título de Mestre no Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP), ofertado em rede nacional por diferentes universidades brasileiras.
Paulo salienta que durante o desenvolvimento do seu Mestrado “produziu diversos artigos e foi estimulado a submeter para diferentes periódicos científicos, até que encontrou a editora responsável pela publicação do e-book, que além do lançamento do livro, propôs a publicação dos seus artigos em uma coletânea”. Ainda, Paulo Renato, afirma que “ao produzir e publicar o e-book, o seu principal objetivo foi contribuir com possíveis melhorias no setor público, em especial nos setores de inclusão e permanência dos estudantes nas universidades federais, a partir da sua visão analítica enquanto servidor público e seu papel de transformação social.
No e-book, Paulo destaca a importância de repensar as práticas de avaliação para que estas não apenas busquem mensurar o desempenho acadêmico, mas também considerem as desigualdades sociais, para que sejam possíveis a criação de estratégias efetivas que favoreçam a inclusão e a permanência dos estudantes, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade. O autor da obra ao abordar políticas públicas como, o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), enfatiza a necessidade de criação de instrumentos de avaliação que contribuam para a efetivação do direito à educação e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
André Lemes, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da FURG, enfatiza a importância da produção de estudos como o do Paulo, este e-book “é resultado de um esforço intelectual dele no seu processo de formação, em nível de mestrado, que traz uma importante contribuição para avaliarmos os serviços, os trabalhos da assistência estudantil. O estudo realizado pelo Paulo certamente contribui e está contribuindo para o desenvolvimento das atividades da nossa Pró-Reitoria, estamos muito felizes pela conquista dele”.
Ainda, André anuncia uma nova postura de sua gestão “é nesse sentido que nós daremos início a um trabalho para dar visibilidade à produção acadêmica, às pesquisas, à produção de artigos, à produção de livros, feitos pelos nossos servidores, pelos nossos bolsistas, estagiários, pelos trabalhadores da PRAE. Sabemos que, muitos colegas têm produções dessa mesma natureza, com essa mesma envergadura, e que, aos poucos, iremos publicizando com o consentimento dos mesmos, a fim de divulgar as suas produções, os seus trabalhos de pesquisa, os seus projetos que envolvem o tema da assistência estudantil. É um compromisso institucional da FURG, da nossa administração e, ao mesmo tempo, reconhecimento pelo esforço intelectual de trabalho dos nossos colegas”.
A disponibilização gratuita do livro digital foi defendida por Paulo, que argumentou ser um cidadão que teve sua vida toda constituída de forma pública, tanto durante a sua formação quanto como servidor. Nesse sentido, não poderia transformar seu estudo em algo contrário a toda sua trajetória, ele dispara: “eu tenho esse compromisso, o conhecimento tem que ser compartilhado, ninguém é dono do conhecimento”.
O e-book pode ser encontrado gratuitamente no site da editora Diálogo Freiriano: https://www.dialogofreiriano.com.br/educacao-avaliar-para-a-equidade-e-justica-social