Atualmente, esses serviços estão contemplados nas seguintes linhas de atuação: (a) Rodas de conversa; (b) Grupos de promoção de saúde mental; e (c) Plantão psicológico.

 

 a)  RODAS DE CONVERSA SOBRE SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE 

  

Estas atividades têm como intuito realizar encontros pré estabelecidos para debate e construção coletiva. Serão espaços de escuta e de orientação coletiva sobre temáticas de saúde mental que transpassam a vivência acadêmica. O cronograma de encontros será atualizado mensalmente. A participação dos estudantes se dará de forma espontânea no local indicado para as atividades. A comunidade universitária está convidada a propor temáticas que possam ser abordadas nesses encontros.

 

 

b) GRUPO DE MANEJO DA ANSIEDADE

 

Tem como objetivo orientar os estudantes sobre a Ansiedade e sobre estratégias que podem ser utilizadas para lidar com situações que desencadeiam ansiedade no contexto universitário. O grupo terá duração de seis encontros no formato online, voltado para os estudantes que já passaram pelo acolhimento psicológico realizado por este setor. A abertura de novas inscrições para o grupo serão divulgadas nesta seção do site.


 

c) PLANTÃO PSICOLÓGICO

 

 O plantão psicológico, exclusivo para estudantes regularmente matriculados na FURGé uma modalidade de atendimento focal, em um único encontro, realizado próximo ao momento de solicitação. O objetivo deste atendimento é oferecer escuta e apoio psicológico pontual, oferecendo informações e planejando estratégias resolutivas que possam auxiliar o aluno a lidar com a situação problema. 

É importante ressaltar que este serviço não consiste em um acompanhamento regular (psicoterapia). Caso seja identificada a necessidade de atendimento regular, serão apresentadas ao aluno indicações possíveis para esta modalidade de atendimento na rede de saúde e/ou serviços de Psicologia clínica (por exemplo, clínicas-escola).

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO NO PLANTÃO?  

 

Os atendimentos ocorrem nas salas da PRAE, no prédio das Pró-Reitorias, no Campus Carreiros ou em formato Online, através de link disponibilizado ao estudante. O Plantão Psicológico consistirá em um único atendimento, com duração aproximada de 50 minutos. Haverá tolerância de 15 minutos de atraso, visando não prejudicar os demais atendimentos. Em caso de atrasos superiores a 15 minutos, o aluno precisará realizar uma nova solicitação, em outro dia de Plantão Psicológico, sujeita ao número de vagas disponíveis.

 

IMPORTANTE! 

 

Os serviços de Psicologia Escolar não substituem, nem se equivalem, àqueles oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Em situações cujo escopo fuja ao âmbito da atuação da PRAE (ex.: necessidade de psicoterapia regular, urgências/emergências, demandas de alta complexidade em saúde mental), o aluno será orientado a acionar os serviços adequados para a demanda em questão. Vale ressaltar que a PRAE não possui influência ou controle sobre atendimentos realizados em outros serviços e que o setor de Psicologia Escolar da PRAE não emite documentos psicológicos tais como laudos, atestados, declaração ou relatório. 

 

 COMO AGENDAR UM ATENDIMENTO?  

 

As solicitações de atendimentos serão realizadas de acordo com as vagas disponíveis nos dias e horários definidos para o plantão, por meio do Formulário de Solicitação: Formulário de Acolhimento em Saúde Mental

Ao acessar o formulário, o aluno poderá visualizar os dias e horários ainda disponíveis para escolha. Importante: o aluno deverá escolher somente 1 único horário dentre os disponíveis e preencher o questionário de identificação. O formulário permite agendamentos para a semana seguinte, até o limite das vagas oferecidas. 

 

A abrangência dos horários de Plantão poderá variar (em expansão ou redução) de acordo com as possibilidades de espaço físico, de pessoal e de disponibilidade de agenda.

 

Professores, professoras, TAEs e coordenações de curso que tenham interesse em entrar em contato com a equipe de Psicologia Escolar a respeito de demandas dos discentes podem enviar e-mail para: psicocbvu@furg.br

 

TELEFONES ÚTEIS:

Diretoria de Atenção à Saúde da FURG  -  (53) 3293.5280 

Ambulatório de saúde mental de Rio Grande - (53) 3231-1532

Centro de Valorização da Vida - CVV - Ligue 188 ou acesse https://www.cvv.org.br/

SAMU - 192

Corpo de Bombeiros - 193

Mapa de Unidades de Saúde do Município 

(https://www.riogrande.rs.gov.br/rgmap/index.php/unidades#saude)