Atualmente, os serviços de Psicologia Escolar estão contemplados nas seguintes ações: 

 

  •  RODAS DE CONVERSA SOBRE SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE 

 

 

Estas atividades têm como intuito realizar encontros pré estabelecidos para debate e construção coletiva. Serão espaços de escuta e de orientação coletiva sobre temáticas de saúde mental que transpassam a vivência acadêmica. A participação dos estudantes se dará de forma espontânea no local indicado para as atividades. Eventualmente, haverão encontros destinados especificamente aos moradores da CEU/SVP.

 

A comunidade universitária está convidada a propor temáticas que possam ser abordadas nesses encontros. Os encontros poderão ser realizados presencialmente no campus ou em formato online. As datas e temáticas serão divulgadas nesta seção do site, nas redes sociais da PRAE/SVP e também do Campus de Santa Vitória do Palmar.

 

 

  • PLANTÃO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO - SVP

 

 

O plantão psicológico, exclusivo para estudantes regularmente matriculados na FURG, é uma modalidade de atendimento focal, em um único encontro, realizado próximo ao momento de solicitação. O objetivo deste atendimento é oferecer escuta e apoio psicológico pontual, oferecendo informações e planejando estratégias resolutivas que possam auxiliar o aluno a lidar com a situação problema. 

 

É importante ressaltar que este serviço não consiste em um acompanhamento regular (psicoterapia). Caso seja identificada a necessidade de atendimento regular, serão apresentadas ao aluno indicações possíveis para esta modalidade de atendimento na rede de saúde.

 

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO NO PLANTÃO? 

 

Para os alunos do Campus de Santa Vitória do Palmar, os atendimentos ocorrem, atualmente, em formato online, através de link disponibilizado ao estudante. O Plantão Psicológico consistirá em um único atendimento, com duração aproximada de 50 minutos. Haverá tolerância de 15 minutos de atraso, visando não prejudicar os demais atendimentos. Em caso de atrasos superiores a 15 minutos, o aluno precisará realizar uma nova solicitação, em outro dia de Plantão Psicológico, sujeita ao número de vagas disponíveis.


IMPORTANTE! 

 

Os serviços de Psicologia Escolar não substituem, nem se equivalem, àqueles oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Em situações cujo escopo fuja ao âmbito da atuação da PRAE (ex.: necessidade de psicoterapia regular, urgências/emergências, demandas de alta complexidade em saúde mental), o aluno será orientado a acionar os serviços adequados para a demanda em questão. Vale ressaltar que a PRAE não possui influência ou controle sobre atendimentos realizados em outros serviços e que o setor de Psicologia Escolar da PRAE não emite documentos psicológicos tais como laudos, atestados, declaração ou relatório. 

 COMO AGENDAR UM ATENDIMENTO?  

 

Atualmente, os plantões do Campus SVP são realizados nas quartas-feiras, entre 15:00 e 20:00. A abrangência dos horários de Plantão poderá variar (em expansão ou redução) de acordo com as possibilidades de espaço físico, de pessoal e de disponibilidade de agenda.

 

As solicitações de atendimentos serão realizadas pelo e-mail: mikael.correa@furg.br. No e-mail de solicitação, o aluno deverá informar o número de matrícula e um horário preferível para o atendimento. Após a solicitação, será contatado por e-mail, a fim de informar sobre a disponibilidade do horário. Em caso de incompatibilidade/indisponibilidade de agenda, o atendimento poderá ser marcado para um próximo dia de plantão.

 

Professores, professoras, TAEs e coordenações de curso que tenham interesse em entrar em contato com a equipe de Psicologia Escolar a respeito de demandas dos discentes podem enviar e-mail para: psicocbvu@furg.br

 

TELEFONES E LINKS ÚTEIS:

 

Secretaria e unidades básicas de saúde do município: 

https://www.santavitoriadopalmar.rs.gov.br/municipio/estrutura/12/saude

 

CAPS - Casa Nova Vida: 53 32645924

 

Centro de Valorização da Vida - CVV: Ligue 188 ou acesse https://www.cvv.org.br/

 

SAMU: 192

 

Corpo de Bombeiros: 193