O atendimento no Campus de São Lourenço do Sul, é conduzido pela equipe composta por uma Assistente Social, uma Pedagoga, uma Psicóloga e uma Tradutora e Intérprete de Libras. Os atendimentos são realizados nas salas da PRAE, localizadas no prédio 1 do Campus. A comunidade discente têm acesso as seguintes ações:
- Plantão Psicológico
O Campus de São Lourenço do Sul, oferece o plantão psicológico, no mesmo formato do Campus Rio Grande, conforme descrito abaixo:
Exclusivo para estudantes regularmente matriculados na FURG, essa é uma modalidade de atendimento focal, realizada em encontro único. O objetivo desse atendimento é proporcionar a escuta e o apoio psicológico pontual, oferecendo informações e planejando estratégias resolutivas que possam auxiliar a(o) estudante a lidar com a situação problema.
É importante destacar que o serviço não consiste em um acompanhamento regular de psicoterapia. Caso seja identificada a necessidade de atendimento regular, serão apresentadas indicações possíveis para essa modalidade de atendimento na rede de saúde.
Os serviços de Psicologia Escolar não substituem àqueles oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Em situações cujo intuito fuja ao âmbito da atuação da PRAE, a rede de serviços de saúde municipal é acionada.
Os atendimentos podem ser agendados com a Coordenação de Atenção ao Estudante – CAE - SLS, no Prédio 1. No momento, os atendimentos da Psicologia Escolar estão sendo oferecidos de forma virtual e possuem duração aproximada de 50 minutos.
- Aconselhamento e Acompanhamento Psicológico
Essa modalidade visa, de forma breve, dar apoio e direcionamento as demandas estudantis pontuais.
O aconselhamento tem, em média, de 3 a 5 encontros, combinados com a(o) estudante a partir da entrevista do plantão psicológico.
O acompanhamento também acontece com estudantes que estão em tratamento psiquiátrico e/ou psicológico na rede de saúde, para verificar os avanços e dificuldades encontradas na Universidade e orientar sobre encaminhamentos internos e externos necessários para o bem estar universitário. É combinado com a(o) estudante a partir do plantão psicológico e das demandas da(o) estudante.
- Atendimento à estudantes da CEU
Para estabelecer vínculos de proximidade e entender as demandas da CEU, são realizadas as seguintes atividades:
- Entrevista de Anamnese: a(o) estudante que ingressa por meio do Edital de Inclusão na CEU tem uma entrevista de anamnese com a equipe para conhecer sua história de vida, adaptação à CEU e a Universidade e se existe necessidade de algum encaminhamento interno ou externo. As entrevistas são agendadas pela equipe com a(o) estudante durante o primeiro semestre de entrada na casa.
- Projeto de promoção e prevenção à saúde mental: com encontros bimensais aos sábados, são trabalhados os temas de interesse e necessidade das(os) residentes da casa, em prol da promoção de uma convivência harmoniosa e qualitativa, visando a permanência na moradia estudantil durante o processo formativo.
- Ações complementares
Compõem o universo de ações complementares: cursos, grupos e encontros de formação continuada propostos pela equipe da Coordenação de Atenção ao Estudante, com realizações periódicas. O objetivo dessas ações é auxiliar as(os) estudantes em situações da vida universitária que possam gerar dificuldades no desenvolvimento acadêmico. Nesse sentido, são oferecidas atividades sobre gestão do tempo de aprendizagem, inserção na Universidade, organização e apresentação de trabalhos, conclusão do curso, além da formação de bolsistas de apoio pedagógico.
TELEFONES E LINKS ÚTEIS:
Secretaria e unidades básicas de saúde do município:
https://www.santavitoriadopalmar.rs.gov.br/municipio/estrutura/12/saude
CAPS - Casa Nova Vida: 53 32645924
Centro de Valorização da Vida - CVV: Ligue 188 ou acesse https://www.cvv.org.br/
SAMU: 192
Corpo de Bombeiros: 193